Neste volume da coleção Fundamentos do Direito Civil, dedicado aos Direitos Reais, examinam-se as relações jurídicas patrimoniais que regulam a apropriação e a utilização dos bens jurídicos, desenvolvendo-se o estudo da posse, da propriedade e dos direitos reais limitados a partir de renovada dogmática dos direitos reais, atenta às inovações legislativas, à evolução jurisprudencial e à riquíssima atuação da autonomia privada.
Fruto de longos anos de pesquisa e de experiência didática de seus autores, os Fundamentos se contrapõem a dois vetores que ameaçam, constantemente, o mercado editorial. O primeiro deles é a repetição acrítica da dogmática tradicional, haurida dos postulados históricos do direito romano, com cosméticas adaptações, em suas sucessivas edições, à evolução legislativa. O segundo é a aderência casuística a soluções jurisprudenciais de ocasião, que aparentemente asseguram feição prática e abrangente aos manuais, sem aprofundar, contudo, a justificativa doutrinária dos problemas jurídicos e a forma de solucioná-los.
A coleção ora trazida a público, em sentido oposto, encontra-se inteiramente construída a partir do sistema instaurado pela Constituição da República de 1988, que redefiniu os modelos jurídicos com os princípios e valores que se incorporam às normas do Código Civil e à legislação infraconstitucional, estabelecendo, assim, novas bases dogmáticas que, unificadas pelo Texto Constitucional, alcançam coerência sistemática apta à compreensão dos problemas jurídicos e de seus alicerces doutrinários.
No sentido de facilitar a leitura, as ideias-chave de cada capítulo encontram-se destacadas na margem das páginas. Ao iniciar cada capítulo, o leitor terá acesso a um QR Code que o conduzirá ao vídeo de apresentação do capítulo. Adicionalmente, também foram incluídos, ao final de cada capítulo, problemas práticos relacionados aos temas estudados, acompanhados por um QR Code para acesso a vídeos com comentários dos autores sobre alguns dos temas mais emblemáticos, bem como o acesso a material jurisprudencial e bibliográfico de apoio ao debate e aprofundamento teórico.
Capítulo I – Introdução: Teoria dos Bens e Situações Subjetivas Reais
Capítulo II – Posse: Conceito, Configuração e Fundamentos
Capítulo III – Classificação da Posse
Capítulo IV – Aquisição e Perda da Posse
Capítulo V – Efeitos da Posse
Capítulo VI – Propriedade
Capítulo VII – Modos de Aquisição de Bens Imóveis
Capítulo VIII – Modos de Aquisição de Bens Móveis
Capítulo IX – Perda da Propriedade
Capítulo X – Direito de Vizinhança
Capítulo XI – Condomínio Geral
Capítulo XII – Condomínios Especiais
Capítulo XIII – Servidão
Capítulo XIV – Usufruto, Uso e Habitação
Capítulo XV – Concessão de Direito Real de Uso e Concessão de Uso Especial para os Fins de Moradia
Capítulo XVI – Superfície e Laje
Capítulo XVII – Direito Real do Promitente Comprador
Capítulo XVIII – Direitos Reais de Garantia
Capítulo XIX – Penhor
Capítulo XX – Hipoteca
Capítulo XXI – Anticrese
Capítulo XXII – Alienação Fiduciária em Garantia
Capítulo XXIII – Bens Comuns
Referências