Desvendando os direitos dos passageiros aéreos 1ª edição 2025 | Wilson Furtado Roberto 9788577896417
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Moura Ribeiro
Apresentação
Celeida M. Celentano Laporta
Introdução
CAPÍTULO 1
Contrato de Transporte
1.1 Elementos Essenciais do Contrato de Transporte
1.2 Partes Envolvidas no Contrato de Transporte
1.3 Classificação do Contrato de Transporte
1.4 Análise dos Elementos Essenciais do Contrato de Transporte
CAPÍTULO 2
Transporte Aéreo de Passageiros
2.1 Fundamentos Legais
2.2 Características do Contrato de Transporte como Contrato de Consumo
2.3 Responsabilidade do Transportador
2.4 Contratos de Transporte Aéreo de Passageiros
2.5 Arco Temporal do Transporte Aéreo de Pessoas
2.6 Breve Introito sobre a Lei Aplicável no Ordenamento Jurídico Pátrio ao Contrato de Transporte Aéreo
2.7 Convenção de Varsóvia
2.8 Convenção de Montreal – 1999
2.9 Código de Defesa do Consumidor – CDC
2.10 O Conflito de Normas no Direito do Passageiro
2.10.1 Hierarquia
2.10.2 Cronologia
2.10.3 Especialidade
2.11 Resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
2.12 O Convívio dos Regimes Jurídicos Depois do CDC
2.13 Tese Fixada em Repercussão Geral pelo STF
CAPÍTULO 3
Responsabilidade Civil no Transporte Aéreo
3.1 O Dano Moral na Responsabilidade Civil Decorrente do Contrato de Transporte
3.2 Hipóteses de Violação ao Contrato de Transporte Aéreo de Pessoas
3.2.1 Atraso de Voo
3.2.2 Atraso por Decorrência de Cancelamento de Voo
3.2.3 Overbooking
3.2.4 Ausência de Informação Sobre a Antecipação ou Adiamento do Voo
3.2.5 Cancelamento de Reserva de Voo
3.2.6 Extravio Definitivo, Extravio Temporário e Avaria de Bagagem
3.2.7 Retirada Ilícita de Passageiro de Dentro da Aeronave
3.2.8 Proibição Ilícita de Embarque de Passageiro
3.2.9 Perda de Conexão Devido a Atraso em Voo Anterior
3.2.10 Perda de Voo por Venda de Itinerário com Tempo Exíguo para a Conexão
3.2.11 Descumprimento do Dever de Informar o Horário de Embarque ou o Local de Fazer Check-In nos Casos de Parceria Comercial
3.2.12 Inobservância do Dever de Informar Acerca da Necessidade de se ter Visto ou Vacina para o País de Destino ou em que Seria Realizada Conexão
3.2.13 Descumprimento do Dever de Informação Sobre a Obrigatoriedade de se Comprar Passagem de Volta para o Estrangeiro Sem Visto de Permanência no Brasil
3.2.14 Inobservância do dever de informação a respeito do procedimento para criança viajar desacompanhada
3.2.15 Perda de Voo Devido a Atrasos no Processo de Verificação de Imigração
3.3 Da Indenização por Danos Materiais pelos Ilícitos Praticados pelas Companhias Aéreas
3.3.1 Da Indenização por Danos Materiais por Avarias e Perdas de Bagagens em Voos Domésticos
3.3.2 Da Indenização por Danos Materiais por Avarias e Perdas de Bagagens em Voos Internacionais
CAPÍTULO 4
Uma Proposta de Solução Administrativa nas Lides Contratuais no Setor de Transporte Aéreo de Passageiros
4.1 As Tutelas e os Meios Disponíveis para a Defesa do Direito Consumerista
4.2 A Plataforma Consumidor.Gov
4.3 Proposta para Melhorar a Eficiência da Solução Extrajudicial das Lides
Conclusão
Posfácio
Hugo Ramos Alves
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