
Aquele sonho distante se concretizou e temos uma nova edição. Nesta edição para a organização tive a felicidade de contar com a minha melhor amiga Ana, com a querida Carol, com a minha colega de Magistratura Renata, e como novidade nesta edição, com a incansável Isadora. Para a coautoria, novamente, um seleto grupo de amigos e amantes do Direito Processual Civil.
O primeiro registro a se fazer é que tudo aqui foi escrito, estudado, trabalhado e ajustado já sob a égide consolidada do CPC/2015. O leito quando necessário observará conteúdo doutrinário em grande verticalização, mas quando assim não se mostrar necessário não ser fará, pois, a ideia aqui é tornar o processo algo palpável. Cada artigo comentado, será jurisprudencialmente e doutrinariamente referenciado. Todos também contrarão com questões de concursos e, onde se mostrar importante, sempre teremos esquemas gráficos para simplificar.
A obra mantém sua premissa inicial: entregar o repertório necessário para todos os momentos da vida jurídica, ou seja, para a graduação, para o dia a dia do processo, para a prática jurídica, e, em termos de exame e concursos, para a aprovação. Aos praticantes do direito, advogados, títulares de carreiras jurídicas, um enredo completo para consultas. A proposta que, felizmente, teve boa acolhida se mantém: somar tudo aquilo que se mostra necessário para o conhecimento e compreensão da disciplina.
O leitor terá em suas mãos e compreensão doutrinária, a forma de cobrança e de interpretação jurisprudencial de todos os dispositivos do Código de Processo Civil.
• Integralmente escrito na vigência do CPC/15
• Comentários em todos os artigos do CPC/15
• Doutrina, questões e jurisprudência em uma única obra
***
Trinta e um de dezembro de 2024 (31/12/2024).
Exatamente no último dia de 2024 me debruço a escrever a apresentação do nosso CPC Comentado. Novamente tomado por muita emoção, cá estou a pensar o que dizer neste momento.
O primeiro ponto certamente diz respeito ao exercício da, provável, maior virtude que se pode ter: a gratidão. Ora, nada teria acontecido e projeto nenhum teria saído do meu imaginário não fossem todos aqueles que se dedicaram a execução da tarefa. Não pontuarei nome algum para não falhar com qualquer um que seja, mas, a todos que comigo caminharam até aqui, meus mais sinceros agradecimentos.
Não poderia, ainda que brevemente, deixar de agradecer a grade acolhida que nosso CPC teve. A primeira edição se esgotou rapidamente e fomos agraciados com um pedido para uma nova edição. Eis uma alegria daqueles que se dedicam a escrever: a acolhida de seu projeto e a “encomenda” de uma nova edição. Passamos a acreditar que algo de bom foi feito.
A apresentação a edições outras para além da primeira tendem a ser breves e assim farei essa: brevíssima. s que diariamente me dá forças para continuar.
Posso seguramente dizer que dois pilares sustentaram a segunda edição: atualização e revisão. Procuramos atualizar todo o conteúdo até exatamente a data de hoje. Para além disso, revisamos toda a obra. Um livro com milhares de páginas e que se presta a uma missão tão extensa obviamente ainda é uma “criança” em sua segunda edição e, com isso, os erros são comuns. Todavia, edição após edição, procuraremos aprimorar, mas sem a vaidade da perfeição que é de impossível atingimento.
As linhas mestras deste livro podem ser vistas (e devem) na apresentação à primeira edição da obra e seguem intocáveis nesta nova edição.
Finalizando, em repetição proposital daquilo que eu disse na apresentação anterior, tenho o Direito Processual Civil como grande partícipe da minha vida e jamais entregaria este “filho” de forma a não prestigiar, com uma obra de excelente qualidade, quem fizesse sua leitura. Honestidade intelectual é uma das maiores obrigações daqueles que escrevem.
Estamos inteiramente à disposição para críticas, sugestões, apontamentos e discussões, pois no diálogo que se forma a boa compreensão.
Votos de sucesso e felicidade.
Andirá, 31 de dezembro de 2024.
Sumário não disponível